sábado, 19 de janeiro de 2013

CORRUPÇÃO COMPENSA E DÁ LUCRO DE 1000%...

ESTUDO QUE ANALISOU 166 CASOS DE SUBORNO EM 52 PAÍSES COMPROVA: EMPRESAS QUE DÃO PROPINA A POLÍTICOS RECEBEM DE VOLTA 10 VEZES O DINHEIRO EM VANTAGENS ILEGAIS.

Pagar propina vale a pena. Essa é a triste constatação de um novo estudo da Universidade de Cambridge, que analisou 166 casos de corrupção ocorridos em 52 países nas últimas 3 década. O esquema era sempre o mesmo: uma empresa subornou políticos ou funcionários públicos para obter vantagens ilegais, como burlar uma licitação ou fechar um contrato irregular. E em todos os casos deu certo - a empresa pagou a propina e obteve o retorno financeiro equivalente a 1000% do capital "investido" em corrupção.

     Entre os casos estudados pelos pesquisadores, a ocorrência de suborno foi maior nos países mais pobres, onde a justiças e instituições são mais fracas. Segundo o estudo, o valor pago muda de acordo com o cargo da pessoa cuja mão foi "molhada". Quanto mais importante a pessoa é, mais cara também - funcionários de baixo escalão recebem em média 1,2% do valor do contrato em propina, contra 4,7% pagos para chefes de Estado. As empresas de construção são as que mais corrompem os políticos: são responsáveis por 27,7% dos casos de suborno. Todos os casos estudados pelos pesquisadores são escândalos que chegaram ao conhecimento da população e, em vários deles, as empresas corruptoras foram processadas. Mas isso não foi suficiente para conter a prática. "O risco de ser apanhado e condenado não são grandes o suficiente para impedir a prática", segundo o Prof. Raghavendra Rau, autor do estudo.

Texto de Anna Carolina Rodrigues
Publicado na Revista SUPERINTERESSANTE Edição 310 - Outubro/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário