segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

É POSSÍVEL EDUCAR PARA A PAZ...




Educar para a paz é, antes de tudo, formar pessoas segundo uma lógica de construção, 
uma nova mentalidade voltada para a solidariedade e a cooperação, através do diálogo 
nos diferentes níveis de relacionamento humano tendo em mente o fato de que 
somente assim se garantirá a sobrevivência no planeta (GODOY, 2003). 

Nessa perspectiva, a paz é concebida como um valor (SERRANO, 2002) e um direito 
(RAYO, 2004) que, longe de supor a inexistência de conflitos nas relações humanas, 
admite-os como elementos constitutivos da socialidade e fundamentos de uma 
convivência não-violenta (SERRANO, 2002; GODOY, 2003; RAYO, 2004). 


Do conjunto de formulações sobre a educação para a paz, pode-se afirmar ser ela um
ideal e um processo educativo para o qual convergem os vários projetos de educação 
moral, educação em direitos humanos, educação em não-violência, educação em
cidadania e em democracia. Tratar da educação para a paz é, pois, pensar um valor que 
“forma uma trama com outros valores, ligados entre si e que se exigem uns aos outros” 
(SERRANO, 2002, p.83). 

Tais questões certamente atravessam o pensamento dos(as) educadores(as) 
comprometidos(as) com seu trabalho, pois eles(elas) são considerados os principais 
agentes orientadores do processo de superação da violência e de formação para a paz 
nas escolas. A reflexão freireana inspira respostas a essas questões, mais abertas ao 
olhar vivificador e pacificador do outro  e apontando para uma convergência entre a 
filosofia de Paulo Freire e as propostas educativas para a paz e a superação das 
violências na escola. 

Tratar de educação para a paz nesse enquadre, implica, por um lado, em reconhecer
 um dos interesses inerentes a qualquer processo educativo a formação das habilidades 
sociais necessárias à convivência, e, por outro, em realçar um tema a ser assumido 
pela educação escolar na contemporaneidade, por sua importância para a formação de 
mentalidades e de valores, com vistas a uma sociedade democrática.
A educação para a paz nas escolas abrange projetos em educação para os direitos
 humanos e a cidadania, em educação moral e em educação para a não-violência.



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