Educar para a paz é, antes de tudo, formar pessoas segundo uma lógica de construção,
uma nova mentalidade voltada para a solidariedade e a cooperação, através do diálogo
nos diferentes níveis de relacionamento humano tendo em mente o fato de que
somente assim se garantirá a sobrevivência no planeta (GODOY, 2003).
Nessa perspectiva, a paz é concebida como um valor (SERRANO, 2002) e um direito
(RAYO, 2004) que, longe de supor a inexistência de conflitos nas relações humanas,
admite-os como elementos constitutivos da socialidade e fundamentos de uma
convivência não-violenta (SERRANO, 2002; GODOY, 2003; RAYO, 2004).
Do conjunto de formulações sobre a educação para a paz, pode-se afirmar ser ela um
ideal e um processo educativo para o qual convergem os vários projetos de educação
moral, educação em direitos humanos, educação em não-violência, educação em
cidadania e em democracia. Tratar da educação para a paz é, pois, pensar um valor que
“forma uma trama com outros valores, ligados entre si e que se exigem uns aos outros”
(SERRANO, 2002, p.83).
Tais questões certamente atravessam o pensamento dos(as) educadores(as)
comprometidos(as) com seu trabalho, pois eles(elas) são considerados os principais
agentes orientadores do processo de superação da violência e de formação para a paz
nas escolas. A reflexão freireana inspira respostas a essas questões, mais abertas ao
olhar vivificador e pacificador do outro e apontando para uma convergência entre a
filosofia de Paulo Freire e as propostas educativas para a paz e a superação das
violências na escola.
Tratar de educação para a paz nesse enquadre, implica, por um lado, em reconhecer
um dos interesses inerentes a qualquer processo educativo a formação das habilidades
um dos interesses inerentes a qualquer processo educativo a formação das habilidades
sociais necessárias à convivência, e, por outro, em realçar um tema a ser assumido
pela educação escolar na contemporaneidade, por sua importância para a formação de
mentalidades e de valores, com vistas a uma sociedade democrática.
A educação para a paz nas escolas abrange projetos em educação para os direitos
humanos e a cidadania, em educação moral e em educação para a não-violência.
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