sábado, 19 de janeiro de 2013

Dá para acreditar no crescimento do Brasil sem investimento em Educação?

     Infelizmente A sociedade brasileira não dispõe de uma educação pública de qualidade por não ser esta uma prioridade do poder público. O primeiro investimento tem que ser nos profissionais da educação, investir nos espaços físico das escolas, nos profissionais da educação, orientadores, supervisores, professores capacitados e submetidos a uma avaliação constante do seu trabalho, que premie a competência e puna a incompetência destes profissionais..
      Se o Brasil quiser oferecer educação pública e de qualidade para todos precisará investir mais do que até agora foi feito... 
      O investimento em educação é, além de socialmente importante, economicamente decisivo, para a formação de cidadãos participantes da sociedade de maneira critica, criativa, quer expressando opiniões, quer discernindo os valores positivos dos valores negativos para que seja capaz de elaborar o seu ideal de vida, fortalecido pela ética que deve permear todas as ações e atitudes. A escola deve ser referência, orientando-o a ser um cidadão consciente de seus deveres e direitos. Investir em educação provoca uma espécie de efeito dominó às avessas. Em vez de derrubar, alavanca o desenvolvimento do país. Precisamos de uma massa pensante, com capacidade crítica, discernimento, lúcida para fazer escolhas certas.

Porque: (A Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pe
ssoas transformam o mundo. melhor hospedagem de sitesPaulo Freire)

 Segue quadro dos 
investimentos em educação de 20 países:
Será que o Brasil vai poder gastar uma década para superar suas deficiências quantitativas para só então entrar no campo da qualidade da educação?
            Temos de queimar etapas e encurtar distâncias, pois os países mais avançados continuarão fazendo pesados investimentos nesse campo, o que os manterá dominando os conhecimentos e as tecnologias, tirando as melhores vantagens da globalização.





Nenhum comentário:

Postar um comentário