quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Serviço Social na Educação...


Com a educação, o homem se instrumentaliza culturalmente, capacitando-se para transformações tanto materiais como espirituais. A educação é o cerne do desenvolvimento social, sem ela, até mesmo as sociedades mais avançadas retornariam ao estado primitivo em pouco tempo. Depende-se dela para formar assistentes sociais, psicólogos, médicos, engenheiros, cientistas, professores e tantos outros profissionais, além de oferecer uma base de conhecimento para todas as pessoas.
A escola tem como papel diante da sociedade propiciar ações para a efetivação dos direitos sociais. Dentro deste contexto, o setor educacional tem hoje o papel de possibilitar e de oferecer alternativas para que as pessoas que estejam excluídas do sistema possam ter oportunidade de se reintegrar através da participação, bem como da luta pela universalidade de direitos sociais e do resgate da cidadania.


Entende-se ainda, que a implantação de um novo modelo societário, baseado em valores de dignidade e justiça, implica na ruptura do atual padrão de acumulação do capital e riqueza, aliada a transformação política e ética dos parâmetros que norteiam as relações pessoais, interpessoais e econômicas vigentes, os quais permitirão efetivamente o exercício da democracia e da concretização das formas da cidadania, possibilitando o enfrentamento e a solução efetiva dos problemas presentes no setor educacional, oriundos da pobreza e da exclusão social.
Acredita-se assim, que a implantação do Serviço Social Escolar tanto na rede pública como na privada, como já vem acontecendo, é uma das medidas que pode criar e que já está criando condições para o efetivo exercício da cidadania, o que certamente contribuirá para a inclusão social das crianças e adolescentes e refletirá nas relações sociais familiares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário