quarta-feira, 5 de setembro de 2012

MALANDRAGEM BRASILEIRA... O brasileiro já nasce com o vírus da malandragem no sangue e esse vírus nada de costas, de peito, nado borboleta e tá mais vivo do que nunca!!!!!!!!!!!!!!

sss
           "O homem não é nada mais do que aquilo que faz a si próprio." 
Jean-Paul Sartre 

             Como todos sabemos, a maioria dos brasileiros é "malandro" sempre tenta se beneficiar de algum jeito, ou se achar superior, isso é um comportamento que fere muito a dignidade e o respeito a sociedade brasileira, que convive com o jeitinho brasileiro sempre levando vantagem, esquecendo os princípios básicos de descência e integridade moral do ser humano.
             
             A malandragem, então, seria o modo profissional de botar o jeitinho em prática, e o malandro seria seu expert, o malandro seria também uma espécie de profissional em levar uma boa vida, usando sempre a malandragem para atingir seus objetivos e conseguir privilégios. Mas esta malandragem não seria violenta, não uma forma de coerção, mas sim um modo elegante, simpático de passar a perna nos outros, usando a lábia e a sedução ao invés de ameaças e violência.

            Quando iremos evoluir? Passamos o tempo só pensando em como nos dar bem. Nossos impostos são absurdos? Votem direito! A conta de internet é alta? Escolha um plano menor… Agora, desvio de algo que não é seu, é roubo (mesmo que não tenha sido você o executor). E se esse já não fosse um problema sério, o apoio aos bandidos mesmo que indiretamente é fatal…
Quando iremos parar para pensar mais a fundo sobre os nossos atos? E principalmente sobre as consequências deles…   

             Paulo Freire, o educador mais conceituado e respeitado de nosso país dizia que a escola deveria ensinar os alunos a “ler o mundo”. Imaginava que para isso seria necessário respeitar o contexto cultural e familiar dos estudantes, dando a eles a oportunidade de participar do processo de ensino-aprendizagem, tendo voz ativa e vislumbrando realidades de ensino nos conteúdos trabalhados que tivessem relação direta com o mundo em que estavam inseridos.  

           Ser decente é algo muito único, mas muitas vezes depende de  fatores comportamentais como maturidade, personalidade, e a própria educação em si e a interação de cada um com o meio em que está inserido.

"O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele."  Immanuel Kant



Nenhum comentário:

Postar um comentário