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Como todos sabemos, a maioria dos brasileiros é "malandro" sempre tenta se beneficiar de algum jeito, ou se achar superior, isso é um comportamento que fere muito a dignidade e o respeito a sociedade brasileira, que convive com o jeitinho brasileiro sempre levando vantagem, esquecendo os princípios básicos de descência e integridade moral do ser humano.
A malandragem, então, seria o modo profissional de botar o jeitinho em prática, e o malandro seria seu expert, o malandro seria também uma espécie de profissional em levar uma boa vida, usando sempre a malandragem para atingir seus objetivos e conseguir privilégios. Mas esta malandragem não seria violenta, não uma forma de coerção, mas sim um modo elegante, simpático de passar a perna nos outros, usando a lábia e a sedução ao invés de ameaças e violência.
Quando iremos evoluir? Passamos o tempo só pensando em como nos dar bem. Nossos impostos são absurdos? Votem direito! A conta de internet é alta? Escolha um plano menor… Agora, desvio de algo que não é seu, é roubo (mesmo que não tenha sido você o executor). E se esse já não fosse um problema sério, o apoio aos bandidos mesmo que indiretamente é fatal…
Quando iremos parar para pensar mais a fundo sobre os nossos atos? E principalmente sobre as consequências deles…
Paulo Freire, o educador mais conceituado e respeitado de nosso país dizia que a escola deveria ensinar os alunos a “ler o mundo”. Imaginava que para isso seria necessário respeitar o contexto cultural e familiar dos estudantes, dando a eles a oportunidade de participar do processo de ensino-aprendizagem, tendo voz ativa e vislumbrando realidades de ensino nos conteúdos trabalhados que tivessem relação direta com o mundo em que estavam inseridos.
Ser decente é algo muito único, mas muitas vezes depende de fatores comportamentais como maturidade, personalidade, e a própria educação em si e a interação de cada um com o meio em que está inserido.
"O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele." Immanuel Kant
"O homem não é nada mais do que aquilo que faz a si próprio."
Jean-Paul Sartre
Como todos sabemos, a maioria dos brasileiros é "malandro" sempre tenta se beneficiar de algum jeito, ou se achar superior, isso é um comportamento que fere muito a dignidade e o respeito a sociedade brasileira, que convive com o jeitinho brasileiro sempre levando vantagem, esquecendo os princípios básicos de descência e integridade moral do ser humano.
A malandragem, então, seria o modo profissional de botar o jeitinho em prática, e o malandro seria seu expert, o malandro seria também uma espécie de profissional em levar uma boa vida, usando sempre a malandragem para atingir seus objetivos e conseguir privilégios. Mas esta malandragem não seria violenta, não uma forma de coerção, mas sim um modo elegante, simpático de passar a perna nos outros, usando a lábia e a sedução ao invés de ameaças e violência.
Quando iremos evoluir? Passamos o tempo só pensando em como nos dar bem. Nossos impostos são absurdos? Votem direito! A conta de internet é alta? Escolha um plano menor… Agora, desvio de algo que não é seu, é roubo (mesmo que não tenha sido você o executor). E se esse já não fosse um problema sério, o apoio aos bandidos mesmo que indiretamente é fatal…
Quando iremos parar para pensar mais a fundo sobre os nossos atos? E principalmente sobre as consequências deles…
Paulo Freire, o educador mais conceituado e respeitado de nosso país dizia que a escola deveria ensinar os alunos a “ler o mundo”. Imaginava que para isso seria necessário respeitar o contexto cultural e familiar dos estudantes, dando a eles a oportunidade de participar do processo de ensino-aprendizagem, tendo voz ativa e vislumbrando realidades de ensino nos conteúdos trabalhados que tivessem relação direta com o mundo em que estavam inseridos.
Ser decente é algo muito único, mas muitas vezes depende de fatores comportamentais como maturidade, personalidade, e a própria educação em si e a interação de cada um com o meio em que está inserido.
"O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele." Immanuel Kant
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