domingo, 16 de setembro de 2012

"A principal meta da educação é...

"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget)


O ato de ler a palavra lendo o mundo

Paulo Freire trouxe a esperança - mais precisamente a Pedagogia da Esperança - de um mundo melhor, idealizado na maneira como encarava a Educação do povo. Sua contribuição como educador ultrapassou a barreira do ABC aprendido nas cartilhas e transformou a educação, encarada por ele como obrigação política do Estado, em ato de inserção social igualando classes, raças, sexos e idades.


             A inovação para o progresso da educação


Anísio Teixeira, ao lado de Paulo Freire, foi um dos grandes educadores nascidos no Brasil. Do nascimento à misteriosa morte, acontecida no poço de um elevador na Av. Rui Barbosa Rio de Janeiro (RJ) onde morava, dedicou sua vida ao Brasil e à Educação. Vindo do nordeste, de uma cidade pequena no interior da Bahia, mostrou ao mundo que a Educação era o maior bem de um povo e que por ela devemos lutar seja no modo de educar ou pelos empreendimentos para que esse modo seja aplicado com sucesso.
Só existirá democracia no Brasil, no dia em que se montar no país a máquina que prepara as democracias. Essa máquina é a escola pública.
(Manifesto dos Pioneiros, 1932)

Por tudo isso Anísio Teixeira lutou em defesa dos valores democráticos para a educação dos brasileiros independentemente de raça, condição financeira ou credo. Uma educação em escola pública de qualidade para todos. E para a concretização desses valores foi importante que ocupasse os cargos que ocupou onde defendeu a escola pública, leiga, universal, gratuita e ótima para todas as crianças brasileiras. Anísio sonhou e no seu sonho viu uma escola eficiente para o povo brasileiro. E nós como Educadores e cidadãos, devemos lutar por uma EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE PARA TODOS...

Nenhum comentário:

Postar um comentário