domingo, 16 de setembro de 2012

A inovação para o progresso da educação...

A Educação é o maior bem de um povo e que por ela devemos lutar seja no modo de educar ou pelos empreendimentos para que esse modo seja aplicado com sucesso...


Inovar para melhor educar.

        Anísio Teixeira aderiu rapidamente às ideias de democracia e de ciência, que apontavam a educação como o canal capaz de gerar as transformações necessárias para a realidade brasileira e sua modernização. Dizia ele: "Como a escola visa a formar o homem para o modo de vida democrático, toda ela deve procurar, desde o início, mostrar que o indivíduo, em si e por si, é somente necessidades e impotências; que só existe em função dos outros e por causa dos outros; que a sua ação é sempre uma trans-ação com as coisas e pessoas e que saber é um conjunto de conceitos e operações destinados a atender àquelas necessidades, pela manipulação acertada e adequada das coisas e pela cooperação com os outros no trabalho que, hoje é sempre de grupo, cada um dependendo de todos e todos dependendo de cada um".
Ele acreditava que as modificações da sociedade brasileira precisavam modificar o homem também e esse papel deveria ser da escola que daria a esse "novo homem" uma visão democrática da vida. "Fácil demonstrar como todos os pressupostos em que a escola se baseava foram alterados pela nova ordem de coisas e pelo novo espírito de nossa civilização", costumava se referir ao novo estado das coisas que deveria estar associado às transformações materiais,  mudança da escola e consequentemente do homem que dela participava.

Sociedade mais justa.

        Para o educador o conhecimento das diferentes realidades escolares poderia dar início a uma sociedade mais justa e igualitária. E diante disso a figura do professor contribuiria de forma definitiva, pois formava o homem e permitiria sua relação com o mundo. Anísio foi responsável, em 1961, por uma grande inovação quando formou a "Escola Parque", em Salvador - escola-modelo onde as crianças, durante o dia todo, estudavam e aprendiam ofícios, faziam dança, desenho, pintura, escultura, teatro, cinema, esporte, música etc. Ele iniciou nesta escola o método de alfabetização de Iracema Meireles que ensina as crianças a ler por meio de suas próprias atividades lúdicas e criadoras.
Sem os homens públicos que façam a máquina andar não há como expandir os pensamentos modernos aos seus alvos (aqui de educador a educando). A diferença entre Anísio Teixeira e Paulo Freire é que o primeiro era progressista enquanto o segundo liberal, mas ambos lutaram para melhoria da educação. Anísio era um cientificista - pertencente à concepção filosófica de matriz positivista que afirma a superioridade da ciência sobre todas as outras formas de compreensão humana da realidade (religião, filosofia metafísica etc.), por ser a única capaz de apresentar benefícios práticos e alcançar autêntico rigor cognitivo.

 " Educação faz a Democracia, e essencialmente, é o modo de vida social em que cada indivíduo conta como uma pessoa.”

"Numa democracia, nenhuma obra supera a educação. Haverá, talvez, outras aparentemente mais urgentes ou imediatas, mas estas mesmas pressupõem, se estivermos numa democracia, a educação. Todas as demais funções do estado democrático pressupõem a educação. Somente esta não é conseqüência da democracia, mas a sua base, o seu fundamento, a condição mesmo para a sua existência."



EIROS :  "Numa democracia, nenhuma obra supera a educação." 






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