segunda-feira, 30 de julho de 2012

GRAVIDEZ E ABORTO NA ADOLESCÊNCIA

TECNOLOGIAS NA MINHA ESCOLA

TRABALHO REALIZADO PELAS PROFESSORAS CLARA R.PORTELA E ROSEMARI GUTERRO.

Gramática com textos (NOVA ESCOLA)



Gramática com textos

Série completa com 16 sequências didáticas de Gramática para turmas do 6º ao 9º ano

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DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI


DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI

Muitas vezes precisamos fazer uma reflexão a respeito da importância da evolução tecnológica e seu uso na escola. Buscamos um equilíbrio entre os conteudos que precisam ser aplicados e o uso das diferentes tecnologias. Precisamos estar atentos a esta evolução, se apropriar desta nova linguagem para que nossos alunos não não comecem achar que a escola esta ultrapassada e chata, pois fora dela eles tem acesso a muitas destas tecnologias.

Esta adequação nos leva a uma nova visão sobre a forma de ser professor e nos impõe o desafio de estarmos prontos para aprender. Precisamos acompanhar as novas tendências tecnológicas, pois caso isso não aconteça nossos alunos ficaram desmotivados. Torna-se necessário que nos, professores façamos sim esta reflexão, para qua as mudanças comecem a acontecer, afinal nosso papel é formar de cidadãos críticos, criativos, autônomos e preparados para encarar o mundo. Conscientes de seu papel e de sua importância na formação intelectual das pessoas, os educadores terão clareza para discernir que é preciso não só inserir os recursos tecnológicos, mas saber utilizá-los para que venha auxiliar no processo ensino-aprendizagem.


O aluno deve ser motivado a aprender e o professor se torna um facilitador desse processo. Ele irá apenas conduzir o aluno a buscar o seu próprio aprendizado. Em se tratando de tecnologias o professor irá introduzir as inovações tecnológicas e conduzir os alunos de uma forma que eles aprendam não só a manusear as máquinas, mas que ele possa saber tirar o melhor proveito delas e discernir o que é bom e o que não é. Cabe à escola oferecer ao seu aluno não só o acesso aos recursos tecnológicos, mas também criar situações que venham favorecer o processo-ensino-aprendizagem. Diante de tamanhos desafios a escola deve formar pessoas capacitadas com conhecimento e visão crítica para participar deste mundo globalizado.  
Assita a reportagem sobre as vantagens do uso das TICS na educação...

Desafios da Linguagem no Século XXI


Texto Baseado na entrevista de Pedro demo: Desafios da Linguagem no Século XXI


Os Desafios da Linguagem do século XXI para Aprendizado na Escola
         A sociedade brasileira vem de uma transformação muito importante, mas com grandes reflexos pós o Regime Militar do século XX onde que a imposição era lei e não diferentemente na escola onde os alunos tinham que seguir regras e métodos que se não fossem seguidos sofria punições severas como palmatórias, castigos, surras perante os amigos e humilhações diversas sem falar na sociedade que recriminava os tais “revoltados” negando empregos expulsando das escolas e negações psicológicas.
         Pós regime militar ocorreu várias transformações muitas delas na escola com implementações de leis como o ECA, LDB e a lei de livre arbítrio  começam surtir mudanças nas quais os alunos começaram a ter vós e direitos somando a isso na última década do século XX a disseminação da informática e consequentemente da internet, os meios de comunicação e de transmissão de conhecimentos. Conhecimentos esses dominados parcialmente pelas mídias diversas.
         A escola atual tem o dever de derrubar paradigma vindo dessas épocas e modificar rapidamente o modo de ensinar e processo ensino e aprendizagem o professor e o aluno precisam está interligados em uma mesma linguagem educacional com um único objetivo, a formação de um cidadão consciente. Nesse processo uso das mídias modernas podem contribuir bastante para a melhoria educacional, pois elas permitem maior velocidade na circulação, armazenamento e organização das informações.
É comum que os professores de hoje em dia ter resistência em relação às mídias modernas; pois os mesmo são de uma geração, na qual era “proibido tocar no botão”; fato que não é característica dos jovens e das crianças da atualidade e não será das futuras gerações. Existem também os que ficam temerosos pelo futuro de suas profissões, questão de puro desconhecimento da importância do Professor durante toda história, pois não há qualquer indicio de substituição do mesmo, o fato relevante é que as novas tecnologias vieram para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, as antigas tecnologias e metodologias educacionais não serão eliminadas e nem esquecidas mas sim adaptadas ao novo contexto.
Por exemplo antigamente as aulas eram presas a quadro e giz e os alunos a cadernos e livros sistematizados. Hoje em dia a informação está em todo lugar, em todas as mídias desde o celular onde temos uma ótima aula de conversores como uma localização geográfica com trajetos temperaturas ou simplesmente textos e livros digitais.

Confira mais de 70 contos de autores consagrados escritos para crianças, jovens e adultos ( NOVA ESCOLA). Boa leitura!


Era uma vez...   contos


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1 Crianças e adolescentes

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Educação Infantil- 4 e 5 anos> Identidade e autonomia (NOVA ESCOLA)


Projeto

Orientação sexual (projeto institucional)

Objetivos - Envolver professores e pais no trabalho de orientação sexual dos estudantes.
- Desenvolver nos alunos o respeito pelo corpo (o próprio e o do outro).
- Refletir sobre diferenças de gênero e relacionamentos.
- Dar informações sobre gravidez, métodos anticoncepcionais e doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).
- Conscientizar sobre a importância de uma vida sexual responsável.
Conteúdos- Corpo humano
- Diferença de gêneros
- Sexualidade
- Gravidez

Desenvolvimento 1ª etapa
Preparação da escola e da comunidade:

Capacitação da equipeProfessores e funcionários devem estar preparados para lidar com as manifestações da sexualidade de crianças e jovens. Um curso de capacitação sobre os principais temas (como falar e agir com crianças e adolescentes; prazer e limites; gravidez e aborto; DSTs etc.) é o mais indicado. Além disso, os formadores podem ajudar a identificar os conteúdos das diversas disciplinas que contribuem para um trabalho sistemático sobre o tema.

Envolvimento dos paisFaça uma reunião com as famílias para apresentar o programa. Aproveite para falar brevemente sobre as principais manifestações da sexualidade na infância e na adolescência.

Formação permanenteOrganize um grupo de professores para estudar temas ligados à sexualidade e discutir as experiências em sala de aula.


2ª etapa O trabalho em sala de aula exige atenção do professor às atitudes e à curiosidade das crianças, pois são elas que vão dar origem aos debates e às atividades propostos a seguir.

Diferenças de gêneroBaixar a calça e levantar a saia são sinais de curiosidade. O livro Ceci Tem Pipi?, de Heloisa Jahn e Thierry Lenain, explora as diferenças físicas e comportamentais entre meninos e meninas. Pergunte quem tem pipi. E quem não tem? Tem o quê? Diga que a vagina é o “pipi” das meninas. Estimule o debate sobre o que é ser menino e menina, levantando questões como: uma garota pode subir em árvores? Escreva as respostas no quadro e converse com a turma.

O corpo e o prazerÉ normal que os pequenos toquem os genitais para ter prazer e conhecer o próprio corpo. Proponha a descoberta de outras formas de satisfação na escola, como brincar na areia e na terra ou com água. Deixe-os explorar esses elementos no parque e incentive-os a falar sobre o que sentiram e sobre as partes do corpo que dão prazer, inclusive o pênis e a vagina. Diga que é normal tocá-los, mas que essas são partes íntimas e, portanto, não devem ser manipuladas em locais públicos. Finalize lembrando-as das outras maneiras de ter prazer na escola.

Relação sexualCaso uma criança tenha visto uma cena de sexo na TV, certamente comentará com os colegas. O livro A Mamãe Botou um Ovo, de Babette Cole, relaciona sexo, concepção e nascimento. Todos sabem como nasceram? Levante as dúvidas e comente que sexo é coisa de adultos. Mostre bonecos que tenham pênis e vagina e deixe a garotada explorar as diferenças.

GravidezSe alguma professora ou alguém próxima à garotada estiver grávida, certamente a turma ficará curiosa. Fale sobre o desenvolvimento do bebê, desde a concepção até o nascimento (cartazes ajudam muito). Uma música boa para tocar é De Umbigo a Umbiguinho, de Toquinho. Explique o processo físico de evolução, ouça as perguntas e responda-as de forma simples e direta.
Consultores: Maria Helena Vilela
Diretora do Instituto Kaplan
Antonio Carlos Egypto
Fundador do Grupo de Trabalho e Pesquisa em Orientação Sexual (GTPOS)

Educação Infantil - 0 a 3 anos> Linguagem oral e comunicação Leitura para bebês (NOVA ESCOLA)


Leitura para bebês

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Vídeo produzido pelo Projeto Entorno, fala sobre a importância da leitura para os bebês e mostra como o trabalho com os livros realizado em algumas creches da grande São Paulo ajuda a inserir as crianças no mundo das representações.

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Destaques em Educação Infantil (NOVA ESCOLA)


Educação Infantil