segunda-feira, 30 de julho de 2012

DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI


DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI

Muitas vezes precisamos fazer uma reflexão a respeito da importância da evolução tecnológica e seu uso na escola. Buscamos um equilíbrio entre os conteudos que precisam ser aplicados e o uso das diferentes tecnologias. Precisamos estar atentos a esta evolução, se apropriar desta nova linguagem para que nossos alunos não não comecem achar que a escola esta ultrapassada e chata, pois fora dela eles tem acesso a muitas destas tecnologias.

Esta adequação nos leva a uma nova visão sobre a forma de ser professor e nos impõe o desafio de estarmos prontos para aprender. Precisamos acompanhar as novas tendências tecnológicas, pois caso isso não aconteça nossos alunos ficaram desmotivados. Torna-se necessário que nos, professores façamos sim esta reflexão, para qua as mudanças comecem a acontecer, afinal nosso papel é formar de cidadãos críticos, criativos, autônomos e preparados para encarar o mundo. Conscientes de seu papel e de sua importância na formação intelectual das pessoas, os educadores terão clareza para discernir que é preciso não só inserir os recursos tecnológicos, mas saber utilizá-los para que venha auxiliar no processo ensino-aprendizagem.


O aluno deve ser motivado a aprender e o professor se torna um facilitador desse processo. Ele irá apenas conduzir o aluno a buscar o seu próprio aprendizado. Em se tratando de tecnologias o professor irá introduzir as inovações tecnológicas e conduzir os alunos de uma forma que eles aprendam não só a manusear as máquinas, mas que ele possa saber tirar o melhor proveito delas e discernir o que é bom e o que não é. Cabe à escola oferecer ao seu aluno não só o acesso aos recursos tecnológicos, mas também criar situações que venham favorecer o processo-ensino-aprendizagem. Diante de tamanhos desafios a escola deve formar pessoas capacitadas com conhecimento e visão crítica para participar deste mundo globalizado.  
Assita a reportagem sobre as vantagens do uso das TICS na educação...

Nenhum comentário:

Postar um comentário