segunda-feira, 30 de julho de 2012

Desafios da Linguagem no Século XXI


Texto Baseado na entrevista de Pedro demo: Desafios da Linguagem no Século XXI


Os Desafios da Linguagem do século XXI para Aprendizado na Escola
         A sociedade brasileira vem de uma transformação muito importante, mas com grandes reflexos pós o Regime Militar do século XX onde que a imposição era lei e não diferentemente na escola onde os alunos tinham que seguir regras e métodos que se não fossem seguidos sofria punições severas como palmatórias, castigos, surras perante os amigos e humilhações diversas sem falar na sociedade que recriminava os tais “revoltados” negando empregos expulsando das escolas e negações psicológicas.
         Pós regime militar ocorreu várias transformações muitas delas na escola com implementações de leis como o ECA, LDB e a lei de livre arbítrio  começam surtir mudanças nas quais os alunos começaram a ter vós e direitos somando a isso na última década do século XX a disseminação da informática e consequentemente da internet, os meios de comunicação e de transmissão de conhecimentos. Conhecimentos esses dominados parcialmente pelas mídias diversas.
         A escola atual tem o dever de derrubar paradigma vindo dessas épocas e modificar rapidamente o modo de ensinar e processo ensino e aprendizagem o professor e o aluno precisam está interligados em uma mesma linguagem educacional com um único objetivo, a formação de um cidadão consciente. Nesse processo uso das mídias modernas podem contribuir bastante para a melhoria educacional, pois elas permitem maior velocidade na circulação, armazenamento e organização das informações.
É comum que os professores de hoje em dia ter resistência em relação às mídias modernas; pois os mesmo são de uma geração, na qual era “proibido tocar no botão”; fato que não é característica dos jovens e das crianças da atualidade e não será das futuras gerações. Existem também os que ficam temerosos pelo futuro de suas profissões, questão de puro desconhecimento da importância do Professor durante toda história, pois não há qualquer indicio de substituição do mesmo, o fato relevante é que as novas tecnologias vieram para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, as antigas tecnologias e metodologias educacionais não serão eliminadas e nem esquecidas mas sim adaptadas ao novo contexto.
Por exemplo antigamente as aulas eram presas a quadro e giz e os alunos a cadernos e livros sistematizados. Hoje em dia a informação está em todo lugar, em todas as mídias desde o celular onde temos uma ótima aula de conversores como uma localização geográfica com trajetos temperaturas ou simplesmente textos e livros digitais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário