sábado, 22 de dezembro de 2012

Todos pela Educação...


No Brasil a  conclusão é,  que para milhares de crianças a igualdade de oportunidades, expressa meramente no direito de ingressar numa escola, considerada indispensável, sob vários critérios (econômicos, políticos, legais etc.), ainda não foi garantida.

Quando chega no Ensino Médio, o impacto para esse aluno diante do Mercado de Trabalho é péssima, pois ele já começa em desvantagem por ser um analfabeto funcional. Ele compete com alunos de escolas de elite, bem equipadas. Por isso a escola pública deverá estimulá-lo, fazer com que o currículo tenha significado para ele.

Na realidade falta vontade política para fazer um grande investimento na educação.

O BRASIL E A EDUCAÇÃO...

              Será que o Brasil vai poder gastar uma década para superar suas deficiências quantitativas para só então entrar no campo da qualidade da educação?
            Temos de queimar etapas e encurtar distâncias, pois os países mais avançados continuarão fazendo pesados investimentos nesse campo, o que os manterá dominando os conhecimentos e as tecnologias, tirando as melhores vantagens da globalização.

Exemplo a ser Seguido...

O novo Presidente da França, François Hollande, Surpreendeu o mundo com a execução de uma política Humanitária e voltada para a felicidade do cidadão francês comum.
- Suprimiu 100% dos carros oficiais e mandou que fossem leiloados; os rendimentos destinam-se ao Fundo da Previdência para ser distribuído pelas regiões com maior número de centros urbanos com os subúrbios mais ruinosos.
- Tornou a enviar um documento (doze linhas) para todos os órgãos estaduais que dependem do governo central em que comunicou a abolição do "carro da empresa" provocativa e desafiadora, quase a insultar os altos funcionários, com frases como "se um executivo que ganha ¤ 650.000/ano, não se pode dar ao luxo de comprar um bom carro com o seu rendimento do trabalho, significa que é muito ambicioso, é estúpido, ou desonesto. A nação não precisa de nenhuma dessas três figuras " 

Fora os Peugeot e os Citroen. 345 milhões de euros foram salvos imediatamente e transferidos para criar (a abrir em 15 ago 2012) 175 institutos de pesquisa científica avançada de alta tecnologia, assumindo o emprego de 2560 desempregados jovens cientistas "para aumentar a competitividade e produtividade da nação."

- Aboliu o conceito de paraíso fiscal (definido "socialmente imoral") e emitiu um decreto presidencial que cria uma taxa de emergência de aumento de 75% em impostos para todas as famílias, líquidas, que ganham mais de 5 milhões de euros/ano. Com esse dinheiro (mantendo assim o pacto fiscal) sem afetar um euro do orçamento, contratou 59.870 diplomados desempregados , dos quais 6.900 a partir de 1 de julho de 2012, e depois outros 12.500 em 01 de setembro, como professores na educação pública.
- Privou a Igreja de subsídios estatais no valor de 2,3 milhões de euros que financiavam exclusivas escolas privadas, e pôs em marcha (com esse dinheiro) um plano para a construção de 4.500 creches e 3.700 escolas primárias, a partir dum plano de recuperação para o investimento em infra-estrutura nacional.
- Estabeleceu um "bônus-cultura" presidencial, um mecanismo que permite a qualquer pessoa pagar zero de impostos se se estabelece como uma cooperativa e abrir uma livraria independente contratando, pelo menos, dois licenciados desempregados a partir da lista de desempregados, a fim de economizar dinheiro dos gastos públicos e contribuir para uma contribuição mínima para o emprego e o relançamento de novas posições sociais.
- Aboliu todos os subsídios do governo para revistas, fundações e editoras, substituindo-os por comissões de "empreendedores estatais" que financiam ações de atividades culturais com base na apresentação de planos de negócios relativos a estratégias de marketing avançadas.
- Lançou um processo muito complexo que dá aos bancos uma escolha (sem impostos): Quem proporcione empréstimos bonificados às empresas francesas que produzem bens recebe benefícios fiscais, quem oferece instrumentos financeiros paga uma taxa adicional: é pegar ou sair.
- Reduzido em 25% o salário de todos os funcionários do governo, 32% de todos os deputados e 40% de todos os altos funcionários públicos que ganham mais de ¤ 800.000 por ano. Com essa quantidade (cerca de 4 milhões) criou um fundo que dá garantias de bem-estar para "mães solteiras" em difíceis condições financeiras que garantam um salário mensal por um período de cinco anos, até que a criança vai à escola primária e três anos se a criança é mais velha. Tudo isso sem alterar o equilíbrio do orçamento.
Resultado: 
O spread com títulos alemães caiu, por magia. A inflação não aumentou. A competitividade da produtividade nacional aumentou no mês de junho, pela primeira vez em três anos.

Falta Raça, Brio, Vergonha na Cara, Evoluir e deixar de fazer piada com a desgraça...
Quando brasileiro entender que URNA não é pinico!
Que quando souber pelo menos LER é porque aprendeu com um PROFESSOR. (Que recebe menos que um guarda noturno!, pasmem! mas é verdade!).
Que todo poder emana do POVO e por ele deve ser exercido! (E para ele)!
Quem vê o contra cheque de um faxineiro do senado ser maior que o de um Médico!


A propósito, o ex-presidente francês Mitterand ao visitar o Brasil, disse: "Esta não é uma nação seria"!

   A C O R D A    B R A S I L !

"É lícito afirmar que são prósperos os povos cuja legislação se deve aos filósofos". (Aristóteles)




Regras Éticas e Comportamento nas Instituições de Ensino.

Deputada do PP do Paraná propôs um projeto de lei  que estabelece punições para estudantes que desrespeitarem professores ou violarem regras éticas e de comportamento nas instituições de ensino. Caso não cumpra o previsto na lei, o estudante infrator ficará sujeito a suspensão e, na hipótese de reincidência grave, encaminhamento à autoridade judiciária competente.
         Finalmente a educação começa a ser encarada com seriedade e um mínimo de interesse pelos resultados que a educação contemporânea dará daqui a alguns anos. Afinal, uma escola permissiva que não responsabiliza o descaso da sociedade para com a educação está fadada ao fracasso...

A Educação não Transforma o Mundo...

        Quero compartilhar: A citação de Paulo Freire na qual acredito profundamente. A Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo.melhor hospedagem de sites

Qualidade de vida só com Educação...


A importância DA EDUCAÇÃO...





... Um diferencial em nossas vidas...

Embora o conhecimento sempre tenha sido necessário para a vida de todos,concluir o ensino fundamental, o ensino médio, fazer uma faculdade, ultrapassou a barreira do fundamental, sua importância aumentou vertiginosamente com o desenvolvimento da ciência e da tecnologia.

É fundamental saber como utilizar as informações e o conhecimento já existentes. Aquilo que já aprendemos na escola ou faculdade. O mercado exige muito mais hoje.

Enquanto os mais pobres não tiverem educação adequada, será difícil, se não impossível, distribuir a renda. Conseguir uma vaga no mercado de trabalho já é difícil para quem, às duras penas, consegue fazer uma faculdade. Imagina o quanto é difícil para os que mal concluem o primeiro grau. Esses estão excluídos de qualquer vaga com salário e condições de trabalho melhores. O investimento em educação é prioritário para isso.


Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda”, observou tão apropriadamente Paulo Freire.

Universidade ainda é só um sonho...



A ampliação da oferta de vagas nas universidades públicas pode trazer algum alento para a dura realidade brasileira na área de educação e para a falta de perspectivas de um futuro melhor para crianças e adolescentes. Há, no entanto, muito a fazer para facilitar o acesso dos jovens às universidades. Apenas 12% dos estudantes em idade universitária estão matriculados em alguma faculdade.
Por enquanto, o sonho de estudar para garantir um emprego descente e uma vida melhor no futuro ainda é mesmo só um sonho.