segunda-feira, 22 de outubro de 2012

TECNOLOGIA: 52 sites que divertem e ensinam.


Veja a seleção de sites para crianças e adolescentes avaliados pelos educadores. Preste atenção às recomendações e divirta-se com o seu filho!

O site Atividades Educativas reúne diversas atividades educativas para crianças e adolescentes. Aproxima-se de uma enciclopédia interativa, abordando assuntos para diferentes idades, inclusive temas relacionados à educação especial.

O site da editora Brinque Book Além de oferecer passatempos para colorir e jogar, abre espaço para os livros educativos.

Dentro do portal, há a Cidade dos Direitos, uma cidade virtual projetada a partir das diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). 

No site da Disney , a criança assume a forma de um pinguim avatar colorido e participa de uma série de atividades.

Clube do Chamequinho é o site infantil da International Paper, que produz o papel Chamequinho. No portal, os pequenos podem acessar jogos e brincadeiras interativas que estimulam o aprendizado e a criatividade.

O site do Clubinho Sabesp oferece atividades lúdicas com o objetivo de sensibilizar o público infantil para o uso consciente da água. 

O site da série Cocoricó, da TV Cultura, é simples, colorido e educativo. Oferece jogos, pinturas para colorir, quebra-cabeças, entre outras atividades.

O site do canal Discovery Kids tem vídeos jogos, atividades e concursos que envolvem os personagens dos desenhos animados do canal.

Em inglês, o site Earth Cam for Kids reúne imagens de câmeras espalhadas pelo mundo. Há desde câmeras em aquários e zoológicos até em escolas e universidades.

O site EcoKids traz dicas de como preservar o meio ambiente e também exemplos de atitudes prejudiciais ao ecossistema.

O site Educação Infantil apresenta muitos jogos e deixa claro para quais finalidades educativas se aplicam, dividindo-os por grupos de interesse (alfabeto, coordenação motora, memória, jogo dos erros, matemática, meio ambiente...) 

O site da Eletrobrás Furnas apresenta bons conteúdos para pesquisa escolares, sobre cuidados com a energia e reaproveitamento do lixo, por exemplo.

Os jogos do Escola Games são desenvolvidos com acompanhamento pedagógico. 

 O site Guardiões da Biosfera é um projeto educacional desenvolvido pela empresa International Paper, responsável pelo papel sulfite Chamequinho. Tem como objetivo estimular as crianças a produzir desenhos sobre as paisagens naturais brasileiras.

 O site do GUIA DO ESTUDANTE tem dicas de cursos, faculdades e até empregos. 

  O site do Guia dos Curiosos , de autoria do jornalista Marcelo Duarte, traz curiosidades sobre todas as áreas do conhecimento.
 O Instituto da Água é um órgão português, que tem como objetivo promover uma gestão sustentável da água.

O site Jogos Educativos reúne uma série de joguinhos que proporcionam uma interação saudável da criança com o computador.

O site Jogos para Crianças apresenta jogos que podem estimular as crianças quanto a raciocínio, concentração e artes.

O site Livro Clip traz informações sobre livros, incluindo animações sobre as obras, trechos, biografia do autor e uma seção que transforma o livro em material pedagógico para uso dos professores em salas de aula do ensino fundamental, médio e superior.

 No Ludotech, um site português, é possível treinar os conhecimentos de Língua Portuguesa de uma forma descontraída e divertida. 

Máquina de Quadrinhos da Turma da Mônica é o 1º editor online de histórias em quadrinhos do Brasil. 

Meleca é interessante para pesquisas escolares, sem a necessidade da ajuda de um adulto, pois as informações têm uma linguagem bastante acessível às crianças. 

Migux é uma plataforma virtual de socialização infantil que tem como objetivo permitir que as crianças utilizem funcionalidades e ferramentas interativas que elas adoram. 

O site português Mosaico.Edu tem alguns jogos relacionados às disciplinas e outros que visam desenvolver a coordenação motora por meio de jogos sem contexto disciplinar.

Mundo do Sítio é um site educativo e de entretenimento baseados nos personagens e na obra de Monteiro Lobato.

O site da revista NOVA ESCOLA é voltado para professores, mas tem também conteúdo que pode ser aproveitado por crianças e adolescentes, como as dicas de estudos e os jogos de matemática.

Pequeno Cientista é um site que traz diversas atividades sobre o tema Universo. 

O site Orisinal reúne, em inglês, uma série de joguinhos e passatempos, ideais para momentos livres e de lazer das crianças.

Os Abelhos é um site totalmente criado e voltado para crianças. Segundo os próprios criadores da página, ela busca, através da fantasia, estimular a imaginação, resgatando valores de cidadania, respeito, amizade, amor, igualdade, justiça, culturais e cuidados com o meio ambiente. 

A página Pequeno Artista é um espaço aberto para crianças e pré-adolescentes enviarem pinturas, poesias e até piadas de própria autoria e participarem de concursos.

O site Pintores Famosos conta com a biografia de 37 pintores mundialmente famosos, abordando não apenas os fatos marcantes da vida de cada um, mas principalmente como se desenvolveram suas obras, relacionando-as com outros artistas do mesmo período.

O portal Plenarinho é um canal de interação entre a Câmara dos Deputados e o universo infantil.

PIB Mirim integra o tema Povos Indígenas no Brasil (PIB) do Instituto Socioambiental (ISA), organização não-governamental brasileira com sedes em diferentes cidades do país.

A proposta do site Q Divertido é levar às crianças informação de qualidade e divertimento.

O site da revista RECREIO oferece às crianças cinco canais com diferentes atividades interativas.

A página da escritora Ruth Rocha , especializada em orientação educacional e literatura infantil, contém algumas atividades interativas sobre leitura. Também estão disponíveis no site as capas das obras da escritora e algumas fotos que permitem ao internauta conhecer um pouco mais sobre a vida de Ruth Rocha.

Saúde Animal é um site com dicas na área de saúde, manejo e criação de animais domésticos e selvagens.

O site do Senninha, em homenagem a Ayrton Senna, traz jogos, passatempos e até um cineminha, com vídeos curtos e até orientações sobre como fazer uma animação.

Site das organizações Globo, foi desenhado com base no tradicional programa Sítio do Pica-Pau Amarelo

Smart Kids mantém um portal de conteúdo e uma agência criativa para a produção de conteúdo e projetos de comunicação infantil.

O site Só Matemática oferece material de apoio e exercícios para os que querem treinar, se exercitar ou apenas se divertir. 

O site SuperMundo reúne o conteúdo das revistas SUPERINTERESSANTE, MUNDO ESTRANHO e AVENTURAS NA HISTÓRIA.

Tainá 3 é o site do terceiro filme infanto-juvenil de aventura sobre a personagem Tainá. O lançamento está previsto ainda para 2011. 

No Terra Crianças, além de atividades divertidas, há curiosidades, receitas e livros sendo disponibilizados, o que estimula a leitura e a curiosidade e faz com que as crianças aprendam a respeito de assuntos diversos, como ciência, matemática ou história ao mesmo tempo em que se diverte

Em inglês, O site The Table Trees é ideal para as crianças que estão aprendendo tabuada, pois faz os internautas exercitarem seus conhecimentos preenchendo lacunas ou no resultado ou em um dos fatores da conta. Estimula a lógica e o raciocínio de forma divertida.

Tribo do Guarná é um bom site para falar da cultura indígena e da Amazônia, pois traz desde ditados populares até receitas de pratos da região. Ideal para mostrar à criança perto do Dia do Índio, pois agrega informações sobre uma determinada região à cultura das crianças de maneira lúdica. 

O site TV Rá Tim Bum, da TV Cultura tem jogos, imagens, programas de rádio, vídeos e atividades interativas com os temas dos programas infantis da emissora. Além disso, há uma agenda com diversos eventos educativos e uma área exclusiva para pais.

O site oficial do Fundo das Nações Unidas para a Infância(UNICEF) propõe-se a divulgar e defender os direitos da criança e do adolescente, trazendo jogos e informações sobre temas como a prevenção da AIDS, o combate à violência contra a criança, a defesa da educação escolar e da proteção da saúde.

UOL Crianças é a página de conteúdo infantil do portal UOL. Reúne brincadeiras, curiosidades, blogs, atividades de apoio ao trabalho escolar, games, piadas e até sugestões de passeios.

O site do zoológico de São Paulo tem seções de curiosidades e características de diversas espécies animais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário