terça-feira, 21 de janeiro de 2014

#Educação: Dicas para manter o Foco...


Trabalhar ou estudar na era da internet pode ser um grande desafio para alguns, já que notificações são o que não faltam: SMS no celular, mensagem em aplicativos, recado no mural do Facebook e até o aviso de que seu amigo acabou de fazer uma jogada em algum game online qualquer.

Esteja você no ensino médio ou metido em um escritório tentando fechar o relatório da semana, existem algumas dicas que podem ajudar a manter a concentração na hora de encarar suas tarefas. E já que o assunto aqui é o foco, chega de enrolação e vamos à lista de conselhos levantados pela CNET.

1. Use fones de ouvido
Essa é uma dica especial para aqueles que trabalham com pessoas faladeiras ao redor. Além de ajudar a diminuir o ruído, a presença dos fones em seus ouvidos evitará que interrompam a sua tarefa com assuntos sem importância. Lembre-se, é claro, de encontrar a música certa para o seu trabalho, ou seja, que não o distraia tanto quanto a conversa dos colegas.

Além disso, essa técnica pode ser usada até mesmo por quem trabalha sozinho. Usar fones de ouvido pode ajudar a criar a sensação de que o espaço ao redor foi reduzido e ajudará a manter o seu foco no que está à sua frente. E caso a música esteja atrapalhando, experimente ruído branco ou até mesmo deixe os fones desligados, caso se sinta melhor assim.

2. Desligue o que não é importante
A não ser que você esteja com um parente no hospital ou esperando uma ligação muito importante, recomendamos que você desligue o telefone fixo e o celular. Vá além e elimine, por alguns minutos, o acesso a redes sociais, email e comunicadores instantâneos, como o MSN.

Se possível, corte também o seu acesso à internet. Apesar de drástica, essa resolução ajudará você a se concentrar mais. Caso o seu trabalho envolva a escrita, no Baixaki você encontra editores de texto que bloqueiam a tela toda para que a dedicação às palavras seja completa. É o caso do Ommwriter, para Mac, e do Zenedit, para Windows.

3. Descubra o que consome o seu tempo
Uma das formas de ser mais produtivo é tentar descobrir o que consome tanto o seu tempo e, a partir disso, mudar seus hábitos. Uma das ferramentas indicadas para essa função é a RescueTime, capaz de monitorar quais aplicativos e sites você mais usa. E não precisa se preocupar: as informações são particulares e só você tem acesso a elas. Além disso, pode ser que você descubra que os seus acessos ao Twitter não sejam tão preocupantes quanto você pensava.

4. Bloqueie sites que tirem sua concentração
É fácil dizer que basta fechar as abas com o Facebook e outros serviços para aumentar sua produtividade, mas poucos possuem autocontrole suficiente para não acessar essas páginas novamente. Por isso, talvez o ideal seja mesmo encontrar uma forma de bloqueá-las temporariamente.


Quem utiliza o Firefox para navegar poderá recorrer à extensão LeechBlock para eliminar essas distrações virtuais. Já quem prefere o Google Chrome pode instalar o plugin StayFocusd e dizer adeus à procrastinação.

5. Computador ou desktop exclusivo para o trabalho
Sabemos que dinheiro não cai do céu, mas, se você puder, compre um computador para ser usado apenas para o trabalho ou estudo. Nessa máquina, você não poderá instalar aqueles joguinhos que tanto gosta ou os inutilitários que o fazem rir. A ideia é ter um ambiente voltado apenas para os seus momentos de concentração.

Quem não puder adquirir uma nova máquina pode tentar simular a situação com as diferentes áreas de trabalho que os sistemas operacionais mais modernos podem fornecer. No Mac OS X, por exemplo, o consumidor possui o Mission Control instalado por padrão, software que permite visualizar, rapidamente, não apenas os aplicativos que estão em execução, mas também os outros desktops ativos no momento.

Quem usa Windows pode recorrer a programas como o Dexpot, que leva alguns desses recursos de múltiplos desktops para o sistema da Microsoft.

6. Tenha mais de uma conta de usuário
Outro truque sugerido é fazer o logout da sua conta de usuário do sistema e, depois, acessá-lo usando a conta de convidado (guest). Dessa forma, você não terá nem metade das distrações que costuma ter, já que não haverá serviços configurados com seus perfis.

7. Estipule um sistema de recompensa
Esta é uma dica perigosa, mas que pode funcionar com algumas pessoas: tente estabelecer um sistema de recompensa para quando você trabalhar direito. Como exemplo, você pode se dar ao luxo de acessar seu email ou perfil no Facebook durante 10 minutos depois de ter trabalhado por uma hora ininterruptamente.


Tente descansar 10 minutos a cada hora ininterrupta de trabalho

É claro que, dependendo da sua situação, você não precisa ser tão rígido com essas marcas de tempo e pode, por exemplo, conceder esses minutos de descanso depois de 40 ou 50 minutos de trabalho. Mas nunca deixe esse tempo curto demais. Se começar a perceber que o trabalho está perdendo espaço para a recompensa, esse método não é para você.

Fonte: CNET

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Os quatro pilares de uma educação para o século XXI e suas implicações na prática pedagógica...

 Quatro pilares para a educação no século XXI.

Aprender a conhecer – É necessário tornar prazeroso o ato de compreender, descobrir, construir e reconstruir o conhecimento para que não seja efêmero, para que se mantenha ao longo do tempo e para que valorize a curiosidade, a autonomia e a atenção permanentemente. É preciso também pensar o novo, reconstruir o velho e reinventar o pensar.

Aprender a fazer – Não basta preparar-se com cuidados para inserir-se no setor do trabalho. A rápida evolução por que passam as profissões pede que o indivíduo esteja apto a enfrentar novas situações de emprego e a trabalhar em equipe, desenvolvendo espírito cooperativo e de humildade na reelaboração conceitual e nas trocas, valores necessários ao trabalho coletivo. Ter iniciativa e intuição, gostar de uma certa dose de risco, saber comunicar-se e resolver conflitos e ser flexível. Aprender a fazer envolve uma série de técnicas a serem trabalhadas.

Aprender a conviver – No mundo atual, este é um importantíssimo aprendizado por ser valorizado quem aprende a viver com os outros, a compreendê-los, a desenvolver a percepção de interdependência, a administrar conflitos, a participar de projetos comuns, a ter prazer no esforço comum.

Aprender a ser – É importante desenvolver sensibilidade, sentido ético e estético, responsabilidade pessoal, pensamento autônomo e crítico, imaginação, criatividade, iniciativa e crescimento integral da pessoa em relação à inteligência. 

A aprendizagem precisa ser integral, não negligenciando nenhuma das potencialidades de cada indivíduo.
Com base nessa visão dos quatro pilares do conhecimento, pode-se prever grandes conseqüências na educação. O ensino-aprendizagem voltado apenas para a absorção de conhecimento e que tem sido objeto de preocupação constante de quem ensina deverá dar lugar ao ensinar a pensar, saber comunicar-se e pesquisar, ter raciocínio lógico, fazer sínteses e elaborações teóricas, ser independente e autônomo; enfim, ser socialmente competente.


Conclusão
Presenciamos um momento muito importante em nosso país, o da demanda por educação, que, ao crescer, faz com que sociedade e instituições, em uníssono, movimentem-se no atendimento a essa urgência nacional. Essa é uma tarefa importante e é isso que se espera que o Brasil faça. Temos materiais e idéias. É preciso pôr em prática todos os estudos e projetos para a modernização da educação.
Para mudar nossa história e lograr conquistas, precisamos ousar em cortar as cordas que impedem o próprio crescimento, exercitar a cidadania plena, aprender a usar o poder da visão crítica, entender o contexto desse mundo, ser o ator da própria história, cultivar o sentimento de solidariedade, lutar por uma sociedade mais justa e solidária e, acima de tudo, acreditar sempre no poder transformador da educação.



Sugestão de leituras
DELORS, Jacques (Coord.). Os quatro pilares da educação. In: Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortezo. p. 89-102.

FREIRE, Paulo; FAUNDEZ, Antonio. Por uma pedagogia da pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.

Professor reflexivo: Os saberes do novo educador...

Enfrentar as incertezas
A grande conquista da inteligência seria poder, enfim, se libertar da ilusão de prever o destino humano.   O futuro permanece aberto e imprevisível.    Edgar Morin 


                                 
Ensinar a condição humana
Não aprendemos somente através das ciências formais, mas os conhecimentos dispersos nas ciências da natureza, nas ciências humanas, na literatura e na filosofia podem contribuir muito para compreender a complexidade humana.  
       

 Para refletir



QUEM É ESSE NOVO PROFESSOR?

Afinal, quem é esse novo professor do Século XXI?

É aquele que diante das mudanças que o mundo lhe ofereceu não teve medo do novo, buscou, pesquisou - aprendeu a conhecer.


Conhecendo, não se acomodou diante das dificuldades- aprendeu a fazer revelando com isso, a sua capacidade para aprender com os erros e valorizar os acertos.
E, Integrando com o seu semelhante, compartilhando com outros profissionais adquiriu novos saberes e numa relação de respeito e ajuda – aprendeu a conviver.
E, junto com a aprendizagem desenvolveu cada vez mais a sua sensibilidade, responsabilidade, o pensamento autônomo e crítico. Desenvolveu a sua imaginação que impulsionou a sua criatividade e iniciativa- aprendeu a ser.


Aprendendo a ser, entendeu a si mesmo, a condição humana, que o homem é ao mesmo tempo um ser físico, biológico, psíquico, cultural, social e histórico e que conhecer o ser humano é situá-lo no universo integrado ao mundo em que vive ajudando-o a enfrentar as incertezas, a compartilhar saberes, a comunicar-se com compreensão e com ética.






Você está sendo MANIPULADO! GLOBO com seus "idiotizados"!


Sigo sem entender a GLOBO com suas ideias.
Que policiais brasileiros, na sua maioria são despreparados em quase todos os sentidos das suas atribuições, isso é inegável. Das mais simples abordagem, para atitudes de riscos da população. Por todo Brasil, ainda existe muito atuante policiais que insistem em uma forma de conduta obsoleta, dentro de uma violência desnecessária em muitas das situações que enfrentam no seu dia-a-dia.
Uma imagem REPETIDA de maneira exagerada, sem razão alguma. Já que, todas as providências legais, foram tomadas contra todos policias que no claro abuso de poder, espancaram de maneira covarde e violenta um cidadão que fugia da abordagem deles. Após ter chutado um "pardal" que foi acionado pelo excesso de velocidade do mesmo.
Primeiro ele agiu de maneira errada, segundo em ter fugido disparado pelas ruas por mais de vinte minutos após forte perseguição da viatura que foi ao seu encalço.
A partir dai, começa toda arbitrariedade e violência desnecessária dos policiais, ao bater e chutar esse rapaz; mesmo ele estando imobilizado e facilmente identificado como desarmado. Ainda seguem nesse arbitrariedade dentro de uma delegacia ao seguirem batendo nele sem razão alguma.
Tudo filmado e provado, onde o Comandante da Corporação que eles fazem parte, já tomou todas medidas severas e punitivas contra todos esses policiais arbitrários e completamente errados!
Tenho vários parentes na Polícia Militar, onde sei desses excessos. De como eles prejudicam toda uma corporação de homens decentes, que tentam fazer seu papel de maneira correta na sociedade.
Essa história já foi resolvida, com o próprio rapaz reconhecendo a grande "merda" que fez, ao chutar o "pardal" e ter fugido da abordagem policial.
Um amigo próximo agiu dessa maneira meses atrás, sua "sorte" foi não ter sido detido por PMs como esses. Foi levado para Delegacia, onde seu pai foi pagar sua fiança, para ele ser solto.
Quando ele me contou, fui logo rápida em falar da "sorte" que ele teve em não ter recebido algum tiro de um policial despreparado. Ao sair pilotando sua moto pela madrugada em alta velocidade, apenas para não ser detido por uma pequena arbitrariedade.
Sobre esse caso parecido de São Paulo, sigo sem entender por que a GLOBO passa REPETIDAMENTE essas imagens e mesma história, sempre destacando apenas toda violência e truculência policial!
Ela sempre age dessa maneira nas questões, onde policiais são errados no que fazem aos cidadãos e até contra bandidos perigosos!
Afinal das contas, o que esses editores te tele-jornais desejam? Estimularem ainda mais o caos e desordem?
A falta de respeito e de confiança em uma das Instituições mais prejudicadas por conta de toda essa bagunça que se inicia em Brasília?
EU contei em QUATRO ocasiões, onde essa mesma história passou nos tele-jornais em menos de 24 horas!
Fiz questão de contar, para fazer esse comentário e reafirmar essa mesma opinião sobre a GLOBO!
Sempre agiram dessa maneira na valorização de tudo que algum PM faz de errado!
Será algum "trauma" de algum editor de lá?
Fala sério GLOBO!


( Raquel Santana )

Pare de ser escravo desse ego!

Pare de ser escravo desse ego!
Sempre exigindo demais de você....
Você sempre acima das suas próprias projeções.
Relaxe...Já somos completos.
Perceba...sinta!
Volte para dentro de si mesma...


"Não espere coisa alguma.
Não há necessidade de esperar, porque tudo que você pode esperar já lhe foi dado. O que mais poderia esperar?
Você está aqui, tudo está aqui — o mero existir já basta. Mas você não reconhece, quer um rato morto, uma viagem do ego, algum sucesso aos olhos do mundo.
Esse sucesso não virá; até os Alexandres fracassaram.
O próprio Alexandre morreu pobre, um mendigo, porque tudo que se acumula é tirado da pessoa — ela parte de mãos vazias.
De mãos vazias você vem, e de mãos vazias vai.
Então, para que se incomodar com sucesso, riqueza, poder — material ou espiritual?
Apenas seja... E ser é o maior dos milagres.
Volte-se para dentro de si mesmo — o que Buda chama de parabvrutti.
Dê uma volta completa para dentro de si, uma volta total, e de repente estará cheio de alegria, não precisará de nada.
Na verdade, você terá tanto que vai querer fazer jorrar sobre os outros."
( Osho )

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Feliz Ano Novo!!!

Hoje depositei 365 dias de boa sorte, alegria e felicidade na sua conta.

Administra bem, porque não tem mais.
Invista como se fosse uma poupança:
Os riscos devem ser controlados, os rendimentos devem ser 

 gastos limitados...
Mas os sonhos...
Todos, todos devem ser realizados.


Deus esteja no controle das nossas vidas neste novo ano que se inicia...
AMÉM...