segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Como ensinar a seu filho que ler é um prazer


Dicas para incentivar seu filho a ler todos os dias e, assim, ter amor pelos livros

Pesquisas mostram que quanto mais cedo se começa ler maiores são chances de se tornar um leitor assíduo.


Pesquisas do mundo todo mostram que a criança que lê e tem contato com a literatura desde cedo, principalmente se for com o acompanhamento dos pais, é beneficiada em diversos sentidos: ela aprende melhor, pronuncia melhor as palavras e se comunica melhor de forma geral. "Por meio da leitura, a criançadesenvolve a criatividade, a imaginação e adquire cultura, conhecimentos e valores", diz Márcia Tim, professora de literatura do Colégio Augusto Laranja, de São Paulo (SP). 

A leitura frequente ajuda a criar familiaridade com o mundo da escrita. A proximidade com o mundo da escrita, por sua vez, facilita a alfabetização e ajuda em todas as disciplinas, já que o principal suporte para o aprendizado na escola é o livro didático. Ler também é importante porque ajuda a fixar a grafia correta das palavras. 

Quem é acostumado à leitura desde bebezinho se torna muito mais preparado para os estudos, para o trabalho e para a vida. Isso quer dizer que o contato com os livros pode mudar o futuro dos seus filhos. Parece exagero? Nos Estados Unidos, por exemplo, a Fundação Nacional de Leitura Infantil (National Children's Reading Foundation) garante que, para a criança de 0 a 5 anos, cada ano ouvindo historinhas e folheando livros equivale a 50 mil dólares a mais na sua futura renda. 

Então, o que está esperando? Veja nossas recomendações e estimule seu filho a embarcar na aventura que só o bom leitor conhece. Você pode encontrar boas dicas de livros em nossa biblioteca básica de leitura!

http://educarparacrescer.abril.com.br/leitura/importancia-leitura-521213.shtml



Como despertar na criança o interesse pela leitura...


A leitura não é apenas uma das ferramentas mais importantes para o estudo e o trabalho, é também um dos grandes prazeres da vida. Num mundo onde cada vez mais os meios de comunicação dominam o interesse das novas gerações, os pais freqüentemente se preocupam em criar nas crianças hábitos de leitura.

A importância da leitura no desenvolvimento infantil...


-Mamãe, conta aquela história outra vez? - E depois, você conta de novo? O valor e a importância que se dá à leitura começa em casa, muito antes das “letras” e da escola. Contar histórias é oficio antigo da humanidade, encontrado em todas as partes do mundo. O homem usa a palavra como instrumento mágico que produz bem-estar, prazer, satisfação, conhecimento. Os primeiros narradores de histórias oralmente transmitidas são os antepassados de todos os escritores. Fixar essas experiências através da escrita garante que os ensinamentos perdurem e que as raízes de cada um possam ser respeitadas e assimiladas. A leitura de adultos significativos para as crianças, é uma atividade prazerosa, uma forma de brincar com as palavras, de proporcionar uma rica fonte para a imaginação, que transporta a criança para mundos diferentes. Pais e professores da Educação Infantil e das séries iniciais são os responsáveis por criar os laços das crianças com a leitura. A infância é o tempo de maior disponibilidade a influências. As crianças gostam de “imitar” atos de leitura, e a família e os professores são ótimos modelos de leitores competentes. As crianças, no dia-a-dia, entram em contato com as mais trágicas histórias, nos jornais, revistas, TV, cinema, computador. Todos são “eventos de letramento”, mas que histórias, que leitura, em contrapartida, podemos oferecer às crianças deste século? As crianças têm, na infância, o melhor tempo disponível para ouvir ou fazer uma leitura descompromissada, movidas apenas pela curiosidade, pelo prazer, pelo descobrimento. Nosso papel é o de oferecer, desde cedo, o contato com obras-primas, com leitura ou “contação” de boa qualidade. Com isso é possível que a criança tenha uma formação e um desenvolvimento mais completo, mais interessante. Já disseram, mais de um educador, que a criança que cresce ouvindo histórias cresce mais feliz. A leitura é expressão estética da vida através da palavra escrita e contribui significativamente para a formação da pessoa, influindo nas formas de se encarar a vida. A criança é imaginativa, exercita a realidade através da fantasia, mas precisa de materiais exteriores – todas as formas de escrita – contos, histórias, fábulas, poemas, cantigas, para se constituir como pessoa. Gostam de leituras que lhes dêem utilidade e prazer. “Cobrar” leitura de uma criança é um erro bem fácil de se cometer. A criança vai crescendo e temos a tendência de deixá-la sozinha com sua “tarefa” de ler. Não devemos deixar de mostrar nossa paixão e envolvimento pelo que fazem, pelo que descobrem, mesmo que não seja o que sonhamos ou imaginamos para elas. Acabamos valorizando os livros de aprender a ler, os livros das diferentes disciplinas escolares que ensinam os conhecimentos culturais, mas nem tanto, os livros não utilizados na aprendizagem formal, os que normalmente são caracterizados como recreação. Se a criança não procurar, inicialmente, um livro como entretenimento, como poderá ela ter prazer de ler no futuro? Cecília Meireles mestra no uso das belas e boas palavras, que produzem tanto prazer, já dizia: “Ah! Tu, livro despretencioso, que, na sombra de uma prateleira, uma criança livremente descobriu, pelo qual se encantou, e, sem figuras, sem extravagâncias, esqueceu as horas, os companheiros, a merenda... tu, sim, és um livro infantil, e o teu prestígio será na verdade, imortal.
Maria Cristina Hoffmann - Educação Infantil Artigo publicado na revista Family and friends nº 8

domingo, 16 de setembro de 2012

A inovação para o progresso da educação...

A Educação é o maior bem de um povo e que por ela devemos lutar seja no modo de educar ou pelos empreendimentos para que esse modo seja aplicado com sucesso...


Inovar para melhor educar.

        Anísio Teixeira aderiu rapidamente às ideias de democracia e de ciência, que apontavam a educação como o canal capaz de gerar as transformações necessárias para a realidade brasileira e sua modernização. Dizia ele: "Como a escola visa a formar o homem para o modo de vida democrático, toda ela deve procurar, desde o início, mostrar que o indivíduo, em si e por si, é somente necessidades e impotências; que só existe em função dos outros e por causa dos outros; que a sua ação é sempre uma trans-ação com as coisas e pessoas e que saber é um conjunto de conceitos e operações destinados a atender àquelas necessidades, pela manipulação acertada e adequada das coisas e pela cooperação com os outros no trabalho que, hoje é sempre de grupo, cada um dependendo de todos e todos dependendo de cada um".
Ele acreditava que as modificações da sociedade brasileira precisavam modificar o homem também e esse papel deveria ser da escola que daria a esse "novo homem" uma visão democrática da vida. "Fácil demonstrar como todos os pressupostos em que a escola se baseava foram alterados pela nova ordem de coisas e pelo novo espírito de nossa civilização", costumava se referir ao novo estado das coisas que deveria estar associado às transformações materiais,  mudança da escola e consequentemente do homem que dela participava.

Sociedade mais justa.

        Para o educador o conhecimento das diferentes realidades escolares poderia dar início a uma sociedade mais justa e igualitária. E diante disso a figura do professor contribuiria de forma definitiva, pois formava o homem e permitiria sua relação com o mundo. Anísio foi responsável, em 1961, por uma grande inovação quando formou a "Escola Parque", em Salvador - escola-modelo onde as crianças, durante o dia todo, estudavam e aprendiam ofícios, faziam dança, desenho, pintura, escultura, teatro, cinema, esporte, música etc. Ele iniciou nesta escola o método de alfabetização de Iracema Meireles que ensina as crianças a ler por meio de suas próprias atividades lúdicas e criadoras.
Sem os homens públicos que façam a máquina andar não há como expandir os pensamentos modernos aos seus alvos (aqui de educador a educando). A diferença entre Anísio Teixeira e Paulo Freire é que o primeiro era progressista enquanto o segundo liberal, mas ambos lutaram para melhoria da educação. Anísio era um cientificista - pertencente à concepção filosófica de matriz positivista que afirma a superioridade da ciência sobre todas as outras formas de compreensão humana da realidade (religião, filosofia metafísica etc.), por ser a única capaz de apresentar benefícios práticos e alcançar autêntico rigor cognitivo.

 " Educação faz a Democracia, e essencialmente, é o modo de vida social em que cada indivíduo conta como uma pessoa.”

"Numa democracia, nenhuma obra supera a educação. Haverá, talvez, outras aparentemente mais urgentes ou imediatas, mas estas mesmas pressupõem, se estivermos numa democracia, a educação. Todas as demais funções do estado democrático pressupõem a educação. Somente esta não é conseqüência da democracia, mas a sua base, o seu fundamento, a condição mesmo para a sua existência."



EIROS :  "Numa democracia, nenhuma obra supera a educação." 






PAULO FREIRE: E UMA NOVA FILOSOFIA PARA A EDUCAÇÃO.



      Paulo Freire é inspirador de um método revolucionário que alfabetizava em 40 horas, sem cartilha ou material didático. Em Natal, no ano de 1962, no Rio Grande do Norte, surgia a campanha De Pé no Chão Também se Aprende a Ler, sob a liderança de Moacir de Góis. Em Recife, Pernambuco, o Movimento de Cultura Popular, o MCP, instalava as "praças de cultura" e os "círculos de cultura". O cunho fundamental desta "campanha" era menos o alfabetizar, mas, principalmente, reciclar culturalmente uma população que ficara para trás no processo de desenvolvimento, vivenciando posturas próprias do período colonial em pleno século XX. Paulo Freire achava que o problema central do homem não era o simples alfabetizar mas fazer com que o homem assumisse sua dignidade enquanto homem. E, desta forma, detentor de uma cultura própria, capaz de fazer história. Ainda segundo Paulo Freire o homem que detém a crença em si mesmo é capaz de dominar os instrumentos de ação à sua disposição, incluindo a leitura. Com o golpe militar de 1964, a experiência de Paulo Freire, já espalhada por todo o país, foi abortada sob alegações inconsistentes como subversiva, propagadora da desordem e do comunismo etc.. A cartilha do MEB foi rasgada diante das câmeras de televisão, no Programa Flavio Cavalcante, depois de ter sido proibida, no extinto Estado da Guanabara, pelo então Governador Carlos Lacerda. As campanhas de alfabetização que tinham objetivos mais abrangentes do que a própria alfabetização chegava ao seu fim, em 1964. Alguns trabalhos dispersos continuaram a ser levados a efeito, mas a proposta de renovação humana estava prejudicada.
      Paulo Freire concebe educação como reflexão sobre a realidade existencial. Articular com essa realidade nas causas mais profundas dos acontecimentos vividos, procurando inserir sempre os fatos particulares na globalidade das ocorrências da situação.
      Aprendizagem da leitura e da escrita equivale a uma releitura do mundo. Ele parte da visão de um mundo em aberto, isto é, a ser transformado em diversas direções pela ação dos homens.
      Paulo Freire atribui importância ao momento pedagógico, mas com meios diferentes, como praxis social, como construção de um mundo refletido com o povo.
      Para Paulo Freire o diálogo é o elemento chave onde o professor e aluno sejam sujeitos atuantes. Sendo estabelecido o diálogo processar-se-á a conscientização porque:
          a. é horizontalidade, igualdade em que todos procuram pensar e agir criticamente;
          b. parte da linguagem comum que exprime o pensamento que é sempre um pensar a partir de uma realidade concreta. A linguagem comum é captada no próprio meio onde vai ser executada a sua ação pedagógica;
          c. funda-se no amor que busca a síntese das reflexões e das ações de elite versus povo e não a conquista, a dominação de um pelo outro;
          d. exige humildade, colocando-se elite em igualdade com o povo para aprender e ensinar, porque percebe que todos os sujeitos do diálogo sabem e ignoram sempre, sem nunca chegar ao ponto do saber absoluto, como jamais se encontram na absoluta ignorância;
          e. traduz a fé na historicidade de todos os homens como construtores do mundo;
          f. implica na esperança de que nesse encontro pedagógico sejam vislumbrados meios de tornar o amanhã melhor para todos e,
          g. supõe paciência de amadurecer com o povo, de modo que a reflexão e a ação sejam realmente sínteses elaboradas com o povo.

Técnicas de Preparação de Material de Alfabetização
      Codificações, palavras geradoras, cartazes com as famílias fonêmicas, quadros ou fichas de descoberta e material complementar estão presentes na sua pedagogia.
      Na pedagogia de Paulo Freire há uma equipe de profissionais e elementos da comunidade que se vai alfabetizar, para preparação do material, obedecendo os seguintes passos:
          a. levantar o pensamento-linguagem a partir da realidade concreta;
          b. elaborar codificações específicas para cada comunidade, a fim de perceber aquela realidade e,
          c. dessa realidade destaca-se e escolhe as palavras geradoras.

      Todo material trabalhado é síntese das visões de mundo educadores/educando.
      No método de Paulo Freire, a palavra geradora era subtraída do universo vivencial do alfabetizando. Em Paulo Freire a educação é conscientização. É reflexão rigorosa e conjunta sobre a realidade em que se vive, de onde surgirá o projeto de ação. A palavra geradora era pesquisada com os alunos. Assim, para o camponês, as palavras geradoras poderiam ser enxada, terra, colheita, etc.; para o operário poderia ser tijolo, cimento, obra, etc.; para o mecânico poderiam ser outras e assim por diante.



      O livro referenciado abaixo, de Lauro de Oliveira Lima, traz uma explicação minuciosa do que é a prática do método de alfabetização de Paulo Freire.

LIMA, Lauro de Oliveira. Tecnologia, educação e democracia. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979. 202 p.
 


 

Bibliografia sobre a obra de Paulo Freire:
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1975. 150 p.

_______. Pedagogia do oprimido. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1975. 218 p.

_______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 7. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1998. 165 p. (Coleção Leitura).

FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. 7. ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1997. 234 p.

GADOTTI, Moacir. Convite à leitura de Paulo Freire. São Paulo: Scipione 1989. 175 p. (Pensamento e Ação no Magistério).


 

Endereços sobre a obra de Paulo Freire na Internet:

Instituto Paulo Freire - Dados sobre a obra e a filosofia de Paulo Freire.
Grandes Mestres da Educação - Vera Zacharias, São Paulo

A Educação e a Justiça Social sob a perspectiva Freiriana em Los Angeles.

Conferencistas de onze Institutos Paulo Freire de todo o mundo se unirão, entre os dias 19 e 22 de setembro, para o VIII Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire, que será realizado no Instituto de Los Angeles (UCLA).
Com o tema Imaginar um mundo onde é mais fácil amar – A Educação e a Justiça Social de Paulo Freire, o evento contará com a presença do coordenador da Universitas Paulo Freire (UniFreire), prof. Anderson Alencar, como representante do IPF São Paulo. Além dele, o Brasil será representado pelo também membro do IPF São Paulo e professor da Universidade Nove de Julho, José Eustáquio Romão, que será responsável por um painel intitulado “Paulo Freire e a Educação do Educador”.


"A principal meta da educação é...

"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget)


O ato de ler a palavra lendo o mundo

Paulo Freire trouxe a esperança - mais precisamente a Pedagogia da Esperança - de um mundo melhor, idealizado na maneira como encarava a Educação do povo. Sua contribuição como educador ultrapassou a barreira do ABC aprendido nas cartilhas e transformou a educação, encarada por ele como obrigação política do Estado, em ato de inserção social igualando classes, raças, sexos e idades.


             A inovação para o progresso da educação


Anísio Teixeira, ao lado de Paulo Freire, foi um dos grandes educadores nascidos no Brasil. Do nascimento à misteriosa morte, acontecida no poço de um elevador na Av. Rui Barbosa Rio de Janeiro (RJ) onde morava, dedicou sua vida ao Brasil e à Educação. Vindo do nordeste, de uma cidade pequena no interior da Bahia, mostrou ao mundo que a Educação era o maior bem de um povo e que por ela devemos lutar seja no modo de educar ou pelos empreendimentos para que esse modo seja aplicado com sucesso.
Só existirá democracia no Brasil, no dia em que se montar no país a máquina que prepara as democracias. Essa máquina é a escola pública.
(Manifesto dos Pioneiros, 1932)

Por tudo isso Anísio Teixeira lutou em defesa dos valores democráticos para a educação dos brasileiros independentemente de raça, condição financeira ou credo. Uma educação em escola pública de qualidade para todos. E para a concretização desses valores foi importante que ocupasse os cargos que ocupou onde defendeu a escola pública, leiga, universal, gratuita e ótima para todas as crianças brasileiras. Anísio sonhou e no seu sonho viu uma escola eficiente para o povo brasileiro. E nós como Educadores e cidadãos, devemos lutar por uma EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE PARA TODOS...

"Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra". (Anísio Teixeira)

"Nenhum país do mundo conseguiu integrar-se na civilização industrial, sem alcançar, previamente, todo o seu povo ao domínio instrumental da leitura. E já estamos diante de uma nova civilização, muitíssimo mais exigente quanto aos níveis de escolaridade necessários para que uma sociedade dela participe autonomamente dominando o saber e a tecnologia em que ela se funda. Como ignorar, nessas circunstâncias, que estamos desafiados a realizar um imenso esforço, para sair da condição de atraso educacional em que nos afundamos? Como negar que isso põe em risco a própria soberania nacional."

sábado, 15 de setembro de 2012

Mídia, cultura e sociedade...


Como mídia e cultura se relacionam em uma sociedade como a nossa?

Hipótese: A mídia e cultura se relacionam na nossa sociedade fortificando os laços que serão fundamentais para a sobrevivência da espécie humana.
O  papel das mídias, com o passar do tempo,  foi se intensificando na nossa sociedade. Inicialmente como meios de transmissão de informações mais tarde como meios eficazes que influenciam a manutenção ou a mudança de comportamentos já que vivenciamos uma sociedade cada vez mais dominada pela influência da mídia e pela informação.  E, como o desenvolvimento, a mídia hoje é considerada como um meio de produção de bens simbólicos já que está sempre presente no fazer diário do ser humano tendo em vista que, para construir os mecanismos para consolidar a perpetuação da espécie humana o homem necessita produção e de armazenamento de dados que registrem a sua história e a sua cultura.


“Mais do que meio de transmissão, a mídia é também meio de produção de bens simbólicos”.

Jorge Almeida

Educação para o Século XXI



Segundo o relatório produzido para a UNESCO pela Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI, diante dos múltiplos desafios do futuro, a educação surge como um trunfo indispensável à humanidade na sua construção dos ideais da paz, da liberdade e da justiça social.
Este documento considerou as políticas educativas não somente como um processo permanente de enriquecimento dos conhecimentos, do saber-fazer, mas também como uma via privilegiada de construção da própria pessoa, das relações entre indivíduos, grupos e nações.
Ao finalizar os trabalhos, a Comissão fez questão de afirmar a sua fé no papel essencial da educação no desenvolvimento contínuo, tanto das pessoas como das sociedades.
Mas, diante dessa responsabilidade, mais uma vez depositada na educação, cuja ação se concentra principalmente nas mãos do professor, muitas perguntas precisam ser feitas na tentativa de encontrar soluções e redefinir o perfil do educador que está inserido neste cenário sociocultural onde a informação e o conhecimento vem, a todo o momento, afetando e modificando hábitos exigindo uma educação cada vez mais baseada no diálogo, na criatividade e na competência comunicativa.
Diante desse contexto, como poderá o professor construir uma ação didática contextualizada com a realidade atual? Como fundamentar a sua prática pedagógica e que saberes serão exigidos dos profissionais que atuam na educação?
Em busca de respostas convidamos você a repensar a profissão do educador para juntos sugerirmos ações estratégicas e políticas públicas que realmente fortaleçam o seu papel nesse mundo globalizado e complexo mediado pelas tecnologias.
Então, prepare-se! A partir de agora, você será levado a refletir o papel do educador num mundo novo, recheado de tecnologias, mas com um grande diferencial: tecnologias mediadas pelo professor!
                              Acompanhe, e Acesse a Webquest do Educador do Século XXI.





A dinâmica da Webquest criada pelo grupo B para o Seminário Virtual Informática e Sociedade.
Com as novas tecnologias digitais surgem novas formas de acessar a informação possibilitando diferentes formas de construção do conhecimento. Ao apresentarmos o tema a partir da Webquest, com os recursos de interação, sugerimos uma proposta metodológica partindo da atividade orientada e investigativa favorecendo aprendizagens significativas como resultados de atos de cooperação.
Ao participar das atividades sob a forma de tarefas, os cursistas estarão transcorrendo todos os temas propostos para o Seminário Virtual do GRUPO  B na disciplina Informática e Sociedade e ao mesmo tempo, utilizarão as ferramentas da Web 2.0 experimentando novas formas de trabalhar os conteúdos, transformando-os em conhecimentos numa ação didática contextualizada.
“Nesta caminhada, aprendemos a conhecer. Trilhamos diferentes caminhos, respeitamos a condição humana no processo de aprender. Estimulamos as múltiplas linguagens, enfrentamos as incertezas, incentivamos a coragem: Aprendemos a fazer.
Com ética aprendemos a viver juntos, compartilhamos o que aprendemos. Aprendemos a ser  Educadores do século XXI”.

Roteiro cursistas: Webgrafia
Ø  1º passo: “O professor do Século XXI”
Ø  2º passo: Saberes do educador reflexivo
Ø  3º Os saberes do novo educador
Ø  4º passo: Revista Eletrônica do Professor
Ø  5º passo: Wiki do professor reflexivo
Ø  6º passo: Avaliação Reflexiva

Sugestões de pesquisa:

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

A lei da mente é implacável!!!!

O que você pensa, você cria;
O que você sente, você atrai;
O que você acredita , torna-se realidade!
Tudo que acontece na sua vida é você que atrai, inclusive as que você se queixa, com os seu pensamentos, palavras,emoções e sentimentos.
Voçê atrai tudo aquilo que teme.
Você atrai, tudo aquilo que agradece.
você atrai tudo aquilo, em que foca a sua atenção.
O grande erro é pensar naquilo que não quer, e deixar de pensar naquilo que se quer.
Se você quer ter saúde, pense em saúde, visualize saude.
se você quer ser milhionário, pense em ser um milhionário.
se você quer ter paz, pense em paz.
se vc quer ser uma pessoa amada, pense em amor.
nunca lute contra a guerra, lute a favor da paz.
Se você quer o melhor, pense sempre no melhor, nunca no pior. 
se você quer ser feliz, pense sempre em felicidade. 
O segredo das coisas darem certo, é sempre pensar de uma certa maneira,que fazem as coisas darem certo. O segredo é por ai, comece a se analisar, o que você pensa, veja seus sentimentos emoções.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

O Sábio Samurai!!!!


 
Perto de Tóquio, vivia um grande samurai, já idoso, que agora se dedicava a ensinar Zen aos jovens. Apesar de sua idade, corria a lenda de que ainda era capaz de derrotar qualquer adversário.

Certa tarde, um guerreiro, conhecido por sua total falta de escrúpulos, apareceu por ali. Era famoso por utilizar a técnica da provocação. Esperava que seu adversário fizesse o primeiro movimento e, dotado de uma inteligência privilegiada para observar os erros cometidos, contra-atacava com velocidade fulminante. O jovem e impaciente guerreiro jamais havia perdido uma luta. Conhecendo a reputação do samurai, estava ali para derrotá-lo e aumentar sua fama.

Todos os estudantes se manifestaram contra a idéia, mas o velho e sábio samurai aceitou o desafio. Foram todos para a praça da cidade. Lá, o jovem começou a insultar o velho mestre. Chutou algumas pedras em sua direção, cuspiu em seu rosto, gritou todos os insultos que conhecia, ofendendo, inclusive, seus ancestrais. Durante horas fez tudo para provocá-lo, mas o velho sábio permaneceu impassível. No final da tarde, sentindo-se exausto e humilhado, o impetuoso guerreiro desistiu e retirou-se.

Desapontados pelo fato de o mestre ter aceitado tantos insultos e tantas provocações, os alunos perguntaram: — Como o senhor pôde suportar tanta indignidade? Por que não usou sua espada, mesmo sabendo que poderia perder a luta, ao invés de se mostrar covarde e medroso diante de todos nós?

Se alguém chega até você com um presente, e você não o aceita, a quem pertence o presente? — perguntou o Samurai.

A quem tentou entregá-lo — respondeu um dos discípulos.

O mesmo vale para a inveja, a raiva e os insultos — disse o mestre. — Quando não são aceitos, continuam pertencendo a quem os carrega consigo. A sua paz interior, depende exclusivamente de você. As pessoas não podem lhe tirar a serenidade, só se você permitir!

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Gestão = Arte



....No mundo globalizado e moderno, só há espaço para uma administração coesa e criativa. Assim cada vez mais é preciso investir menos e otimizar ao máximo os poucos recursos disponíveis para área de Educação. Lembre-se:  hoje é chique ser comedido nas questões econômicas. Permita que seus colaboradores coloquem em prática esta cultura. Reutilizar e criar é tudo.

INCLUSÃO DIGITAL...


“Não basta ensinar ao homem uma especialidade. Porque se tornará assim uma máquina utilizável, mas não uma personalidade. É necessário que adquira um sentimento, um senso prático daquilo que vale a pena ser empreendido, daquilo que é belo, do que é moralmente correto. A não ser assim, ele se assemelhará, com seus conhecimentos profissionais, mais a um cão ensinado do que a uma criatura harmoniosamente desenvolvida. Deve aprender a compreender as motivações dos homens, suas quimeras e suas angústias para determinar com exatidão seu lugar exato em relação a seus próximos e à comunidade”.
(Albert Einstein)


No mundo atual, cada vez mais é acelerado o processo de inovação e por isso é importante ter visão futurista e estar atento às mudanças para poder compreendê-las, aceitá-las e socializá-las.
É preciso conhecer o passado, para entender o presente e melhorar o futuro. Analisando o passado ele nos remete a atual sociedade em que vivemos: a Sociedade da Informação.

Hoje vivemos a Revolução do conhecimento. O impacto das transformações tecnológicas (das redes de computadores, da microeletrônica, da nanotecnologia, das telecomunicações) pode ser visto na educação, no entretenimento e no trabalho....

A Educação Pela Pedra...

   
           Em tempos de comunicação imediata, de cobertura global dos fatos e da superexposição das pessoas, nada deveria substituir o principio básico que rege nossas atitudes: A Educação. Parece obviedade, mas muitas vezes no afã de mostrarmos o quanto somos descolados ou poderosos, ou até mesmo pelo simples desejo de sermos ouvidos,nos tornamos rudes e voluntariosos. Não me refiro apenas a ausência das regras de etiqueta estabelecidas, mas principalmente á falta de respeito mútuo. Valorizar a gentileza, criar situações agradáveis de convivência estão entre as nossas maiores qualidades como seres sociais. No entanto, pais posturas requerem esforço renovado e constante.
Diante desta inquietação, foi que a inspiração fluiu através da obra de João Carlos de Mello Neto. No Poema A Educação pela Pedra, da década de 1960, o autor, com sua linguagem cortante, seca e direta, desprovida de qualquer sentimentalismo fácil, nos desafia a pensar no continuo e no árduo processo de educar e lapidar nossas vontades individuais.
A Pedra é o simbolo desse fazer duro, mas extremamente necessário.

Afinal somente com Educação que poderemos contribuir para uma sociedade estruturada e um um mundo mais humano...

*A Educação pela Pedra, João Cabral de Mello Neto, editora Nova Fronteira, 1997

Participação Cristina B.

Portela.

Mapa Conceitual. Tecnologias na Escola...


quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Serviço Social na Educação...


Com a educação, o homem se instrumentaliza culturalmente, capacitando-se para transformações tanto materiais como espirituais. A educação é o cerne do desenvolvimento social, sem ela, até mesmo as sociedades mais avançadas retornariam ao estado primitivo em pouco tempo. Depende-se dela para formar assistentes sociais, psicólogos, médicos, engenheiros, cientistas, professores e tantos outros profissionais, além de oferecer uma base de conhecimento para todas as pessoas.
A escola tem como papel diante da sociedade propiciar ações para a efetivação dos direitos sociais. Dentro deste contexto, o setor educacional tem hoje o papel de possibilitar e de oferecer alternativas para que as pessoas que estejam excluídas do sistema possam ter oportunidade de se reintegrar através da participação, bem como da luta pela universalidade de direitos sociais e do resgate da cidadania.


Entende-se ainda, que a implantação de um novo modelo societário, baseado em valores de dignidade e justiça, implica na ruptura do atual padrão de acumulação do capital e riqueza, aliada a transformação política e ética dos parâmetros que norteiam as relações pessoais, interpessoais e econômicas vigentes, os quais permitirão efetivamente o exercício da democracia e da concretização das formas da cidadania, possibilitando o enfrentamento e a solução efetiva dos problemas presentes no setor educacional, oriundos da pobreza e da exclusão social.
Acredita-se assim, que a implantação do Serviço Social Escolar tanto na rede pública como na privada, como já vem acontecendo, é uma das medidas que pode criar e que já está criando condições para o efetivo exercício da cidadania, o que certamente contribuirá para a inclusão social das crianças e adolescentes e refletirá nas relações sociais familiares.


MALANDRAGEM BRASILEIRA... O brasileiro já nasce com o vírus da malandragem no sangue e esse vírus nada de costas, de peito, nado borboleta e tá mais vivo do que nunca!!!!!!!!!!!!!!

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           "O homem não é nada mais do que aquilo que faz a si próprio." 
Jean-Paul Sartre 

             Como todos sabemos, a maioria dos brasileiros é "malandro" sempre tenta se beneficiar de algum jeito, ou se achar superior, isso é um comportamento que fere muito a dignidade e o respeito a sociedade brasileira, que convive com o jeitinho brasileiro sempre levando vantagem, esquecendo os princípios básicos de descência e integridade moral do ser humano.
             
             A malandragem, então, seria o modo profissional de botar o jeitinho em prática, e o malandro seria seu expert, o malandro seria também uma espécie de profissional em levar uma boa vida, usando sempre a malandragem para atingir seus objetivos e conseguir privilégios. Mas esta malandragem não seria violenta, não uma forma de coerção, mas sim um modo elegante, simpático de passar a perna nos outros, usando a lábia e a sedução ao invés de ameaças e violência.

            Quando iremos evoluir? Passamos o tempo só pensando em como nos dar bem. Nossos impostos são absurdos? Votem direito! A conta de internet é alta? Escolha um plano menor… Agora, desvio de algo que não é seu, é roubo (mesmo que não tenha sido você o executor). E se esse já não fosse um problema sério, o apoio aos bandidos mesmo que indiretamente é fatal…
Quando iremos parar para pensar mais a fundo sobre os nossos atos? E principalmente sobre as consequências deles…   

             Paulo Freire, o educador mais conceituado e respeitado de nosso país dizia que a escola deveria ensinar os alunos a “ler o mundo”. Imaginava que para isso seria necessário respeitar o contexto cultural e familiar dos estudantes, dando a eles a oportunidade de participar do processo de ensino-aprendizagem, tendo voz ativa e vislumbrando realidades de ensino nos conteúdos trabalhados que tivessem relação direta com o mundo em que estavam inseridos.  

           Ser decente é algo muito único, mas muitas vezes depende de  fatores comportamentais como maturidade, personalidade, e a própria educação em si e a interação de cada um com o meio em que está inserido.

"O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele."  Immanuel Kant



Educação para a transformação do Brasil e do mundo...

Paulo Freire:   Em linha argumentativa análoga, Freire escreveu a obra “Pedagogia da esperança”, que traz uma síntese acerca das principais temáticas de cunho social, político e econômico, verificadas na América Latina durante séculos de exploração. Assim, o livro citado proporciona a noção central de que a esperança pode ter primazia no tocante às opressões sofridas por diferentes povos, sobretudo se a dignidade humana for reconstruída por meio de uma educação crítica e conscientizadora. Ainda durante a década de 1990, Paulo Freire publicou diversos livros sobre o tema pedagógico, tais como “Professora sim, tia não”, “Política e educação”, “Pedagogia da autonomia”, “Cartas a Cristina”, “À sombra desta mangueira”, entre outros. Os três primeiros livros supracitados revelam facetas já conhecidas do pensamento freireano, no sentido de abordarem aspectos concernentes à construção crítica e politizada do saber individual. Já as duas últimas obras denotam as habilidades mais poéticas e filosóficas de Freire, de forma a minudenciar memórias do autor sobre sua trajetória de vida. Em diferentes obras, Freire salientou a importância de se implementarem técnicas educativas que proporcionem o entendimento sobre os problemas do Brasil e do mundo. 
      

http://www.recantodasletras.com.br/redacoes/344154

A Educação no Brasil em uma perspectiva de transformação...

          A educação brasileira passou por grandes transformações nas últimas décadas, que tiveram como resultado uma ampliação significativa do número de pessoas que têm acesso a escolas, assim como do nível médio de escolarização da população. No entanto, estas transformações não têm sido suficientes para colocar o país no patamar educacional necessário, tanto do ponto de vista da equidade, isto é, da igualdade de oportunidades que a educação deve proporcionar a todos os cidadãos, quanto da competitividade e desempenho, ou seja, da capacidade que o país tem, em seu conjunto, de participar de forma efetiva das novas modalidades de produção e trabalho deste fim de século, altamente dependentes da educação e da capacidade tecnológica e de pesquisa. Este trabalho tem por objetivo apresentar, em grandes linhas, as características do sistema educacional brasileiro, identificar os principais problemas de eqüidade, qualidade e eficiência em cada um de seus níveis, analisar as principais transformações que vêm ocorrendo, e caracterizar a agenda emergente de discussão sobre os temas educacionais. 

 Existe também um consenso razoável a respeito dos caminhos pelos quais a educação pode ser melhorada e tornada mais equitativa e produtiva. O que falta, sobretudo, é que este consenso adquira maior amplitude, e que se construam instrumentos eficazes para a realização desses objetivos, de modo a fundamentar ações governamentais cada vez mais decididas e bem direcionadas, com a prioridade que a educação exige... 

A educação depende de governos competentes e seriamente envolvidos com as questões educacionais. Independentemente dos problemas estruturais, sociológicos e pedagógicos que existem na educação brasileira, já haveria um grande avanço se os governos federal e estadual abandonassem o comportamento predatório em relação os recursos da educação. Os mecanismos que podem permitir esta transformação política são demasiado complexos para serem discutidos aqui, mas o fato é que já existe no Brasil uma safra de governantes estaduais seriamente envolvidos com a melhoria da educação em seus estados, e obtendo resultados satisfatórios. 

 Inspirado em José Goldemberg, Relatório sobre a Educação no Brasil.

terça-feira, 4 de setembro de 2012

O curso Proinfo Integrado, E as mídias na Educação!!!


O curso Proinfo Integrado nos proporcionou novas estratégias com, A tecnologia que não faz mágica em sala de aula. Tudo depende do que fazemos ou propomos com ela. O uso das ferramentas de mídias, trazem à educação benefícios como geração constante de aprendizagem e armazenamento do conhecimento, O uso dos recursos da WEBQUEST, MAPA CONCEITUAL, PRODUÇÃO DE JOGOS e seu desenvolvimento com o 4º B Foi simplesmente maravilhoso, eles estiveram atentos e corresponderam as expectativas, com a divulgação dos trabalhos no blog da Escola despertou o interesse em outras professoras,dispuseram a estarem aprendendo sobre as novas mídias, com o desejo de por em prática, fiquei muito feliz com as  novidades e mudanças, que fara diferença na nossa pratica pedagógica.
Quero agradecer em especial a Gladis por sua disposição e dedicação,  a todos os amigos do curso pelas trocas e companhias nestes meses muito obrigado e sucesso a todos.
Beijoss Clara